Artigo A PÁSCOA - (O Passar Por Cima)

A PÁSCOA - (O Passar Por Cima)

19/04/2019 às 08h59, por Ricardo Macieira

Visto por 63 pessoa(s)

"Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo Eu o sangue, 'PASSAREI POR CIMA' de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando Eu ferir a terra do Egito."(Êxodo, 12:13)

A chamada Páscoa teve sua origem na ocasião do Êxodo israelita, quando Moisés liderou o povo de Deus na saída da terra do Egito contra a vontade de Faraó por volta do ano 1300 a.C.! Deus já havia enviado nove pragas e agora seria a décima, quando o Anjo da morte iria passar pela terra do Egito e matar a todo primogênito. Os israelitas foram avisados por Deus através de Moisés a celebrar a Páscoa naquela mesma noite, ocasião esta em que deveriam sacrificar um 'CORDEIRO' e o seu sangue aspergido nos umbrais e na verga das portas, do contrário também seriam atingidos pela mortandade. Daí Deus disse que quando o Anjo passasse pela cidade e visse o sangue, ele desviaria 'PASSANDO POR ALTO'. Pois é justamente isso que a palavra 'Páscoa' quer dizer; é a transliteração em português da palavra hebraica 'PESACH' que significa 'ultrapassar' ou 'passar por alto'; fazendo referência à promessa de Deus de desviar de toda casa onde houvesse o sangue do cordeiro pascal!

É interessante que no inglês a Páscoa é chamada de 'PASSOVER'(Pass Over)ou seja, é o PASSAR POR CIMA'! De fato é isso que significa a Páscoa; é a celebração da Misericórdia de Deus em não destruir os que confiaram no poder do sangue do cordeiro pascal! Agora pense na morte de Jesus Cristo.. Contemple o Plano Divino que se cumpriu profeticamente por ocasião da morte expiatória do Senhor Jesus! Mil e trezentos anos antes, Deus instituiu a Páscoa com o intuito pedagógico de preparar o povo para a chegada do Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."(João, 1:29)

Jesus é então literalmente morto como o Cordeiro da Páscoa, exatamente no tempo da celebração judaica. Ele derrama o Seu precioso Sangue em favor do Seu povo, segundo o Plano Divino, afim de que todo aquele, que por meio de um ato de Fé, figurativamente também asperge o Sangue de Cristo nos umbrais e na verga da porta do seu coração, terá a plena garantia de nunca jamais será condenado! Logo é a Graça que provém do Sangue de Jesus que dá essa garantia de que aquele tem Fé no poder desse Sangue, nunca jamais perecerá eternamente, mas que já tem passado da morte para a Vida! A Páscoa aponta para o Evangelho da Graça no qual se revela a Justiça de Deus; Justiça mediante a Fé no Sangue do Cordeiro de Deus, através do qual Deus 'PASSA POR ALTO' os nossos pecados sem deixar de puni-los, pois Ele os castigou todos em Cristo, e o Seu Sangue é a maior expressão disto! Portanto celebremos com uma consciência reverente e piedosa, com quebrantamento e ações de Graça, pois Cristo Jesus é a nossa Páscoa! Amém!

"Expurgai o fermento velho(ARREPENDIMENTO), para que sejais massa nova(RENOVAÇÃO), assim como sois sem fermento(SANTIDADE). Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado."(1 Coríntios, 5:7)
Artigos
Kadoshi Web Rádio
Subir