Artigo O Real Significado da Fé Bíblica

O Real Significado da Fé Bíblica

13/02/2018 às 08h20, por Ricardo Macieira

Visto por 200 pessoa(s)

"Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o Reino de Deus. ARREPENDEI-VOS, E CREDE no Evangelho."(Marcos, 1:14-15)

Alguém já se perguntou o motivo pelo qual a expressão 'ARREPENDEI-VOS' vem antes do 'CREDE' nas palavras de Jesus? Pode parecer algo sem importância mas o correto entendimento das razões pelas quais isso se dá é algo fundamental para a correta compreensão do que de fato é a conversão. Tudo tem a ver com o real significado destas duas palavras: 'ARREPENDER-SE' e 'CRER'. O que de fato cada um destes termos representa em sentido prático e porque eles estão aparentemente na ordem inversa? Afinal, pode alguém se arrepender antes de crer? 

Independente do debate teológico se realmente há ou não uma sequência aqui ou se as duas palavras representam uma única expressão, a explicação do cerne da questão está no próprio significado de cada uma das palavras. A maioria das pessoas acha que a palavra 'CRER' na Bíblia se restringe apenas a um aspecto meramente 'cognitivo' da consciência, ou seja, a correta compreensão da lógica do Evangelho e até mesmo à sua aceitação racional como algo verdadeiro, mas não é só isso...

O 'CRER' Bíblico é uma experiência que vai além destes pontos e reside na capacidade outorgada por Deus de o pecador se apegar à Verdade do Evangelho com uma Fé determinada e exclusiva. Uma certeza intuitiva porém cheia de base, de que esse Evangelho é a 'ÚNICA' esperança certa de Salvação.

Já o arrependimento bíblico envolve acima de tudo uma instantânea e radical mudança de mente quanto ao real sentido da vida com base na Palavra de Deus e prossegue irreversivelmente nessa nova cosmovisão regenerada como resultado de uma consciência antecipadamente iluminada pelo Espírito Santo, que faz com que a pessoa tenha um certo vislumbre da Santidade de Deus e das justas exigências da Sua perfeita Lei Moral acusando-a e conduzindo-a ao refúgio seguro da Graça da Cruz.

Então o pecador olha para si mesmo e enxerga a sua indignidade e sua total incapacidade de cumprir essa Lei Moral de alto padrão, e o resultado é que a sua consciência se apercebe de sua desesperadora situação de culpabilidade e com isso se compunge quebrantada sob a força do peso da culpa. Certamente essa comoção da alma envolve graus variados de contrição emotiva de pessoa para pessoa, mas que por fim leva o pecador 'arrependido' a buscar refúgio na Graça da Cruz de Cristo, sendo justificado pela Fé(confiança).

"E, ouvindo eles isto(Evangelho), COMPUNGIRAM-SE EM SEUS CORAÇÕES, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: QUE FAREMOS', irmãos?"(Atos, 2:37)

Então a razão pela qual as expressões 'ARREPENDEI-VOS' e 'CREDE' estão dispostas dessa maneira, é simplesmente porque esse 'CRER' na verdade significa 'CONFIAR', e quando Jesus proclama o povo a arrepender-se e a crer(confiar) é porque daí decorre a lógica sequencial de que uma vez pregado o Evangelho e 'ILUMINADA' a consciência pelo Espírito Santo, essa mudança de mente gera a contrição do coração e em consequência disso o pecador, atormentado pela consciência golpeada, busca refúgio na Graça da Cruz, ou seja, exerce Fé, crê(confia) na eficácia do Sacrifício de Cristo e nesse exato momento ele é perdoado, é declarado perfeitamente 'JUSTO', mas não com sua própria justiça, mas com a Perfeita Justiça humana de Cristo.

Porque na verdade tudo se resume no 'CRER'(Confiar) na Promessa da Redenção da Cruz de Cristo e isso certamente é algo que vai muito além de um mero 'acreditar' ou até mesmo um simples 'concordar'. A própria natureza da Fé Salvífica pressupõe arrependimento(mudança de mente), e sendo Dom de Deus, ela é gerada em nós através do "ouvir" a Palavra de Deus, mais precisamente o Evangelho da Graça. É por isso que somos chamados a pregar esse Evangelho a toda criatura, e Deus fará a Sua Obra na vida de cada um, quer convertendo, quer endurecendo cada vez mais os corações rebeldes de acordo com o inescrutável conselho de Sua Soberana Vontade. Amém!

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. QUEM CRER(arrepender-se e confiar) e for batizado será salvo; mas quem não CRER será condenado."(Marcos, 16:15-16)
Artigos
Kadoshi Web Rádio
Subir