“Primeiro” ou “Primeira”? “Verso” ou “Versículo”?

Publicado em 16/01/2015 às 19:58 Por Site Aviva Oh Senhor Visto por 13433

Na verdade, na verdade, tanto o Velho quanto o Novo Testamento foram escritos ininterruptamente, sem capítulos nem versículos. Estes foram acrescentados bem mais tarde, para melhor localização dos textos por parte dos leitores. 

Mas como lidar com a pronúncia destas divisórias contidas na Bíblia, do jeito que a conhecemos? Simples!

1) No Velho Testamento não há epístolas (cartas), apenas livros. Portanto, a pronúncia de todos os livros que possuem continuação é sempre, vamos dizer, no masculino, ex.: “Primeiro” Livro de Samuel; “Segundo” Livro de Samuel; “Primeiro” Livro de Reis; “Segundo” Livro de Reis; “Primeiro” Livro de Crônicas; “Segundo” Livro de Crônicas. E não “Primeira” à Reis, “Segunda” à Reis, como estamos acostumados a escutar.

2) No Novo Testamento não possuímos livros com continuação, e sim cartas. Portanto, vamos dizer, a pronúncia é sempre no feminino: “Primeira” Carta aos Coríntios; “Segunda” Carta aos Coríntios; “Primeira” Carta aos Tessalonicenses; “Segunda” Carta aos Tessalonicenses, etc. Assim é em todas as epístolas (cartas) paulinas (escritas por Paulo à uma igreja/pessoa específica).

3) Já as cartas de Pedro e João pronunciam-se assim: “Primeira” Carta “de” Pedro”; “Primeira” Carta “de” João, e não “Primeira à Pedro”, “Primeira à João”... Pois não foram escritas para eles, e sim por eles.

4) Todos os livros da Bíblia estão divididos em Capítulos (números maiores) e Versículos (números menores), exceto o Livro de Salmos, que por se tratar de um hinário, divide-se em Números (numeral maior) e Versos (numerais menores). Então se diz: Salmo de Número 91, verso 10, por exemplo.

E destas, você sabia?


Fonte: Marconi Duarte