Como Ocorre a Justificação de Um Pecador

Publicado em 17/01/2017 às 09:15 Por Ricardo Macieira Visto por 1155

"Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo. Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos."(Zacarías, 3:3-4)

É muito interessante a visão que o profeta Zacarias teve do sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do tribunal de Deus e que ele estava com vestes sujas e o Diabo estava ali para acusá-lo diante de Deus. Na sequência, o Anjo do Senhor determina a sua purificação e ordena que as suas roupas sejam substituídas por trajes finos e festivos, devolvendo graciosamente a sua dignidade.

Aqui temos uma interessante ilustração da 'Doutrina da Justificação'. Aqueles trajes sujos representam o pecado e a culpa do homem diante da santa Presença de Deus. As vestes festivas representam a Justiça de Cristo que é colocada sobre o pecador arrependido que confia no Seu Supremo Sacrifício.

Quando um pecador, ao ouvir o Evangelho da Cruz, entende que está condenado, e em desespero se agarra a Cristo com fé; nesse exato momento uma transação penal é legalmente firmada no Tribunal Celestial. Deus declara PAGOS todos os pecados que ele cometeu e ainda cometerá em vida e completamente QUITADA toda a dívida que contra ele pesava. 

Deus considera a morte de Cristo na Cruz do Calvário como a pena substitutiva por toda a sua culpa. Ao mesmo tempo, todos os benefícios resultantes da perfeição moral do homem Jesus, são graciosamente imputados a este pecador arrependido, num saldo infinito de Graça a seu favor para sempre. A partir deste momente ele é declarado não só absolvido, mas também JUSTIFICADO com a própria Justiça de Cristo, para nunca mais estar sujeito a julgamento.

Um novo relacionamento então é iniciado entre Deus e o homem agora regenerado, através de um constante andar em Sua Presença, segundo o Espírito de santificação que nele agora habita! Isso é o Evangelho!

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."(Romanos 8:1)

Fonte: Ricardo Macieira