De quem você descende?

Publicado em 13/06/2015 às 14:42 Por Pr. Sérgio Leite Visto por 799

Vivemos hoje numa onda de denuncismo e exposição da imagem alheia como num jamais visto. O que muitos não sabem é que isso, não é de hoje nem original. Tudo não passa de uma cópia antiga, embotada e recusada.

Basta voltarmos o nosso olhar para os dias pós-diluviano. Fazendo uma rápida conexão com quem você descende.

O texto é Gênesis 9.19-27

Após o dilúvio é dito que Noé, o grande patriarca tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé. Sendo lavrador, plantou uma vinha. (vv.19-20) 

Não foi nada louvável o que Noé fez, embriagando-se na presença dos filhos, vindo em seguida a ter outras consequências. Todavia, a importância do texto é desse ponto em diante.

Embriagado, Noé fica sujeito ao imaginável, a vergonha e ações alheias. E, como só existiam ele e seus filhos, ficou \"exposto\" aos mesmos.

Um de seus filhos Cam, tipificando o comportamento comum a muitos hoje em dia, inclusive a muitos que se dizendo crentes, estão dentro das igrejas. Cam vê seu pai nu e de imediato sai para maldosamente expor e piorar a imagem já prejudicada de seu pai perante seus irmãos.

Querido, é preciso que ao ler a Palavra, você reconheça se não tem sido uma prática sua. Talvez, movida pela visão igual a de Cam. Achando erroneamente que é \"missão de Deus\" em sua vida, que denuncie, divulgue e atinja ainda mais a imagem já danificada e exposta a vergonha de seu próximo. Será mesmo? 

Talvez, você tenha se saído muito bem no que faz! Talvez, não tenha pensado direito se Deus te daria algo assim para fazer em seu nome.

E assim, fez Cam a seu pai diante de seus irmãos.

\"... vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus irmãos\".

Três passos desastrosos que Cam efetuou: 

a) \"Vendo a nudez\"\". 
b) \"Fê-lo saber fora\".
c) \"A seus irmãos\".

Estes passos representam com pesar o \"combustível\" de vida que muitos tem como motivação para viver. Sempre na busca do que falar. Sempre procurando ver e encontrar alguma coisa, para tão somente avidamente saírem com o intuito de \"espalhar\" ao máximo a \"nudez\" ora descoberta.

E assim, fez Cam.

Todavia, de modo benigno e tomados de grande misericórdia Sem e Jafé, comprometidos consigo mesmos, com Deus e seu pai, não se deixaram levar pelo \"comum\" já estabelecido por Cam diante deles. (v.23)

a) Eles cuidaram para não se envolverem com a nudez.
b) Eles cuidaram para não estar do lado errado.
c) Eles cuidaram para não expor a vida (que está por traz) de toda nudez.

Noé, recuperado do erro que cometeu traz uma palavra (inspirada) para seus filhos. Meu querido, é Deus no final das contas que tem uma palavra para nós nessa passagem. Que palavra?
(v.24 \"soube o que lhe fizera o filho mais moço\").

As consequências para quem faz, fala, vive e gosta de expor a vida de outros são descritas nessa passagem de modo muito claro e incisivo.

a) Maldito seja Canaã.
b) Seja servo dos servos a seus irmãos (ao invés de ser senhor e possuidor das bênçãos). Quem vive a vida dos outros não vive a sua própria vida.
c) Bendito seja o SENHOR.
c.1) Deus de Sem.
d) Engrandeça Deus a Jafé.
d.1) Habite ele nas tendas de Sem.
O desfecho nunca será em menor prejuízo e punição do que o proposto e intentado por quem pensa e descende de Cam.

Mateus 24.12  E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.

Mateus 18:7  Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!

Lucas 17:1  Disse Jesus a (seus discípulos): É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!

O grande valor de tudo até aqui é que a bênção e a presença do Senhor repousam sobre os que descendem de Sem.

Sendo a maior delas que o nosso Senhor Jesus descende de Sem e não de Cam. (Lucas 3.36) Porque a vida de Sem é exemplo de uma vida temente e abençoada diante de Deus. Enquanto que a vida de Cam:

(1) A vida de Cam é findada a uma vida solitária e decadente.
(2) Cam tipifica a pessoa que não merece a sua confiança.
(3) Cam não é social é maligno e destrutivo ao social.
(4) Cam é um inimigo se fazendo de amigo.
(5) Cam é influenciado pelo grande Acusador.

A grande lição aqui é: \"Quem não é senhor do seu dizer, não pode ser senhor de qualquer coisa\".
Deus abençoe a sua vida. Pr. Sergio Gledson Almeida Leite​.

Fonte: Marconi Duarte