Fofoca? Deus abomina!

Publicado em 14/01/2015 às 09:20 Por Jaime e Judith Kemp (Devocional Para Casal) Visto por 758

Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais. (Provérbios 20:19)

Fico, algumas vezes, refletindo no por que  do ser humano ser tão tentado a fofoca! É óbvio que, inicialmente, deve-se à nossa própria natureza pecaminosa. Somos maus! E sendo mais práticos, outra razão lógica é porque queremos ser importantes: “Sei de algo que vocês não sabem!” Outro motivo é o orgulho. Dessa forma aparentamos importância, construindo um pseudo-reconhecimento, utilizando para isso a desgraça alheia. Além disso, ao fofocarmos, tomamos como cúmplices de maledicência nossos melhores amigos. Em 1 Coríntios 13.7 lemos: Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, sempre se manterá em sua defesa (NTV).

Veja algumas sugestões que podem nos ajudar a fugir da fofoca:

1. Deus espera que você se detenha em: ...tudo que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:8)

2. Reconhecer que a fofoca nada mais é que pecado. Só para conhecer a avaliação divina sobre esse costume, leia Provérbios 6:16-19: Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: ...a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. 

3. A qualquer hora do seu dia, peça: Coloca, o Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios (Salmos 141.3).

4. Planeje adiante – Em situações perigosas, quando você perceber que a tentação para fofocar virá, peça sabedoria a Deus. Peça que ele lhe dê idéias positivas e criativas para reverter a conversa para o plano proveitoso. No entanto, se o rumo da conversação insistir em tomar o caminho errado, tenha coragem e corte-a em definitivo.

PENSE NISTO

Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo. (Provérbios 11:13)


Fonte: Marconi Duarte