Machismo Gospel

Publicado em 08/11/2014 às 14:16 Por Igreja Batista Regular Canaã Visto por 911

Este Post foi feito por encomenda, kkkkk. Vamos finalmente tratar sobre o machismo. Quero responder com este texto a seguinte questão: Será que a Bíblia é machista ou machista é a interpretação dos homens? Por esta temática ser difícil, gostaria de te pedir que leia com bastante atenção. Este assunto tem trazido muita polêmica e por vezes, revolta por parte da ala feminina. Mas vamos biblicamente tentar entender esta questão. Gostaria de começar lendo dois versículos bíblicos que aparentemente não possuem nenhuma ligação com o tema da submissão, mas que são basilares para este ensino.  

João 10:30  Eu e o Pai somos um.

Leia também:

João 14:28  Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

Você já tentou harmonizar estas duas passagens? Será que elas se contradizem? E como elas contribuem para o desfecho do papel da esposa no relacionamento? Atentemos bem para a questão: como Jesus Cristo e Deus Pai podem ser um, ou seja, como podem ser o mesmo Deus e ao mesmo tempo a Bíblia afirmar que um é maior do que o outro?

A explicação está no que classificamos na teologia como hierarquia posicional e hierarquia funcional. O que isto significa pastor? A posicional significa que Deus Pai e Deus Filho possuem os mesmos atributos, a mesma essência e a mesma importância. Não há um melhor do que o outro. Ocupam a mesma posição, ou seja, estão no mesmo patamar de importância e valor. Já a funcional ensina que em termos de funções eles são diferentes. O Pai é maior do que o Filho funcionalmente.

Se você atentar nas Escrituras, notará que o Pai enviou o Filho ao mundo. A função do Pai foi a de enviar, e a do Filho de se submeter voluntariamente a este envio. Da mesma maneira o Filho enviou o Espírito Santo depois de sua ascensão. Funções diferentes. É importantíssimo afirmar que mesmo dentre as funções divinas, não há uma melhor do que a outra. É maior em termos funcionais, mas certamente ambas as funções são digníssimas, valorosas, tanto é, que surge esta diferenciação dentro da Trindade. É exatamente por isso, que Cristo afirma que o Pai é maior do que Ele. Existe uma hierarquia intra-trinitária. E esta é a base celestial para que exista também uma hierarquia na sociedade.

Se você não conseguiu entender bem até aqui, por favor, leia novamente o parágrafo anterior com calma para depois prosseguir. Agora reflita comigo como este entendimento é importantíssimo para todos nós. Se existe diferença de funções dentro da própria Trindade, por que não poderia haver dentro da família, instituição esta que nada mais é do que o reflexo da essência de Deus? O relacionamento familiar não está acima do relacionamento da Trindade. Pelo contrário, é um reflexo imperfeito do relacionamento perfeito que ocorre no céu.

Sendo assim, o marido e a esposa, o homem e a mulher, posicionalmente são iguais. Note que a Bíblia defende que ambos os sexos, possuem a mesma importância aos olhos de Deus. Não há um melhor do que o outro. Não é por acaso que o texto de Gn. 1:27 afirma:

27  Criou Deus, pois, o HOMEM à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Quando o texto cita o homem (palavra marcada acima), não significa alguém do sexo masculino. A palavra é “Adam”, ou seja, humanidade. Note que a responsabilidade de encher a terra, dominar sobre os animais, foi dada para o homem e a mulher. Esta informação é significante, pois posiciona o homem no mesmo patamar da mulher. Ou seja, a Bíblia não afirma que o homem é melhor do que a mulher em nenhum versículo. Leia mais compassadamente: a Bíblia não afirma que o homem é melhor do que a mulher em nenhum versículo. A Bíblia não é machista. É verdade que infelizmente existem homens crentes que são machistas, e que acabam com seus preconceitos mundanos, deturpando a Bíblia. Mas A bíblia não é de forma alguma machista, pois coloca o homem e a mulher em pé de igualdade quanto ao seu valor e dignidade. Os dois são caros e preciosos aos olhos de Deus.

Mas em termos de função existe uma diferenciação. Sabemos bem que toda estrutura social precisa de uma organização, de um responsável. E o cristianismo com base na hierarquia da Trindade é o único sistema de pensamento que explica a existência de comunidades que se relacionam por meio de hierarquias. A Bíblia aponta para um responsável, alguém que deve prestar contas diante de Deus, alguém que seja cobrado pelo bom andamento da estrutura famíliar.

Nas escolas existe a função da direção. O diretor não é melhor do que o coordenador, ou melhor do que os professores. Juntos formam uma equipe vital para o bom andamento da estrutura educacional. Mas sabemos que recai sobre o diretor uma responsabilidade maior, uma cobrança maior a respeito do bom andamento geral da instituição. Da mesma forma ocorre numa empresa. Existe a função gerencial. Mas o gerente não é melhor do que o vendedor. Pode até ser mais bem remunerado, mas como ser humano possui a mesma honra e dignidade de todos os demais funcionários. Na família não é diferente.

O marido foi colocado na posição de líder, de cabeça, não porque ele seja mais importante, forte ou inteligente, mas simplesmente porque um precisa liderar, pois uma instituição sem líder vira bagunça, e Deus em sua soberana vontade, resolveu escolher e formar a estrutura do homem para assumir esta posição ou encargo. Sim, Deus preparou o homem para carregar esta responsabilidade de liderar sua família. Isto significa uma posição de honra, mas também uma posição de muita, mas muita responsabilidade. Diante de Deus prestaremos conta do bem estar físico, psicológico e espiritual de cada integrante do nosso lar.

Se de fato os homens das nossas igrejas já tivessem entendido esta função, certamente não estariam diariamente com piadinhas bobas em relação à função que ocupam em detrimento da mulher. Estariam na verdade temendo e tremendo de medo, pedindo a Deus graça e capacitação, pois certamente a prestação de contas com Deus irá chegar. É importante saber que: “A quem muito é dado, muito será cobrado”.

Esposas ajudem seus maridos, pois o fardo que está imposto nas costas deles é grandioso. Se eles ainda não conseguem entender, peço encarecidamente que orem por eles. Fato é que se esta verdade não for compreendida no presente, infelizmente haverá muita surpresa desagradável diante de Cristo.
Vamos ler mais uma útima pasagem em Gênesis:

Gênesis 2:18  Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

O texto afirma que a mulher foi criada para auxiliar. E este texto, em nenhum momento menospreza esta posição. A palavra “idônea” que aparece neste texto significa literalmente ombro a ombro, alguém igual, colocada ao lado do homem, em pé de igualdade. A palavra “idônea” aparece para evidenciar que o casal é igual em importância, ou posicionamento diante de Deus. Lembra-se da hierarquia posicional que já tratamos? Isto evidencia que não há um melhor ou mais valoroso do que o outro. Mas não se pode perder de vista que as funções são diferentes. Lembra-se da hierarquia funcional? O homem foi chamado por Deus para liderar e a mulher para auxilia-lo neste processo. Igualdade de posição e desigualdade de função.

Não existe nenhuma, preste bem atenção, nenhuma indicação bíblica que compare “auxílio” ou “auxiliadora com uma inferioridade posicional. Pelo contrário. Esta palavra aparece cerca de 80 vezes no Antigo Testamento. E mais de 70% é sendo direcionada, se referindo à pessoa de Deus. Quando você encontra nas Escrituras expressões como “Deus é a minha ajuda”, “O Senhor ajudou” “O Senhor é o meu auxílio”, estas expressões se referem ao socorro e ajuda de Deus, e incrivelmente é a mesma palavra que ocorre quando descreve a posição da mulher. Se você não aceita ser chamada de auxiliadora, por achar um termo inferiorizado, então terá que abrir mão também do auxílio de Deus, pois esta função o caracteriza.
Quero encerrar mostrando uma passagem onde este termo aparece aplicado a Deus.

1 Samuel 7:12  Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.

Ebenézer significa pedra e ajuda. Mulher, quando você cumpre sua função de auxiliadora, você está tendo a oportunidade de ser uma pedra de sustentação para seu esposo e filhos. Que posição valorosa e sagrada. Que Deus a abençoe a ser uma verdadeira e grande auxiliadora para o seu marido, assim como Deus é para todos nós. Homens, meu conselho é que estudem a Bíblia com mais esmero e dedicação para poderem obter conceitos mais precisos a respeito de assuntos tão delicados.


Fonte: Marconi Duarte