Pensamento do mundo moderno

Publicado em 06/10/2014 às 10:30 Por Pr. Ramiro Mendes Visto por 604

A democracia como sistema de governo surgiu na Grécia Antiga e seu ápice como modelo da autodeterminação dos povos ocorreu no processo de independência dos E.U.A e na luta pela derrubada dos governos absolutistas Europeus, tendo como marco maior a Revolução Francesa dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e o avanço do liberalismo econômico Inglês que serviram de fundamento para muitas nações do mundo. 

O preço para o avanço do processo liberal político e para o progresso do liberalismo econômico, foram as milhões de vidas destruídas. Um processo que precisava avançar, na visão dos defensores do liberalismo e posteriormente do neoliberalismo econômico e político. 

No princípio era uma visão de interesse burguês, depois tornou-se um interesse de nação e atualmente alcança uma visão globalizada. Nesse processo de avanço liberal estava a desconstrução da fé cristã, para tal era necessário incutir na cabeça de cada cidadão do planeta, que a realização pessoal e profissional seria suficiente para alcançar a realização de vida e a felicidade. Uma busca terrena e imediatista que não se adequaria a visão de uma crença teocrática, celestial e eterna. Uma vez que na visão liberal, o cristianismo acomodaria as pessoas a uma vida sem ambições e realizações pessoais. 

Alguns textos eram usados pelo pensamento liberal como justificativa para suas idéias, a exemplo de Mateus 6:19-20, que diz, \"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. O pensamento liberal aperfeiçoou-se ainda mais, entrando em áreas consideradas intocáveis pelo pensamento Cristão, como por exemplo, o casamento, o divórcio, o aborto, a homossexualidade, a submissão feminina e a própria família, etc. Todos assuntos que saíam do campo das idéias e caíam na esfera do direito cível e constitucional. 

Dando ao cidadão, sob o égide da liberdade e da democracia o direito de decidir sobre questões como o divórcio, o aborto, a homossexualidade e outros assuntos que não passariam pela análise das Escrituras Sagradas. 

Deus e sua vontade não seriam mais necessários, ELE mesmo não seria mais necessário na visão liberal, tentar matá-lo do coração humano seria o maior propósito. Propósito que tem sido alcançado, as famílias, na sua maioria, não falam mais de Deus. Surpreendentemente, nem mesmo os cristãos, na sua maioria, fazem mais os devocionais diários com os seus filhos. Na bíblia está escrito, no salmo 33:12, Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança. E diz mais em Dt 6:1-2, Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
 
Quando o homem escolheu deixar Deus de lado, sob o pretexto da democracia e da liberdade, escolheu destruir tudo, sem Deus não há vida. Volte-se o homem para Deus, a bíblia diz em Isaías 55:6-8, Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.


Fonte: Marconi Duarte