Perspectiva bíblica acerca da mulher

Publicado em 12/11/2014 às 21:47 Por Igreja Batista Regular Canaã Visto por 1058

No post passado tratei acerca dos papéis familiares. Falei da função de cada membro dentro da família (o papel do pai, da mãe e dos filhos). Naquela ocasião, todos os meus esforços foram no sentido de mostrar que a Bíblia não é machista. Expliquei que a mulher nas Escrituras Sagradas é colocada em pé de igualdade com o homem no que se refere a valor e posição. Ou seja, homem e mulher estão no mesmo degrau, no mesmo patamar aos olhos de Deus. Mostrei que o que difere é a função que cada um ocupa. E a função varia justamente, para que um possa completar o outro (conceito teológico conhecido como Complementarismo). Hoje pretendo mostrar que o Cristianismo é de fato o sistema de pensamento que defende e valoriza o direito das mulheres. Vamos começar lendo Gálatas 3:28

“Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

Consegue perceber o que este texto acima ensina? Leia pausadamente e tire suas conclusões sobre a perspectiva bíblica sobre a mulher. Agora, por gentileza, compare esta verdade paulina com a ideologia putrefata do mundo anticristão. É fora do cerco cristão que surgem as iniciativas de expor mulheres nuas e seminuas em propagandas, vitrines e outdoors. O que é isto, senão uma degradação e uma desvalorização nítida da mulher? E quem está encabeçando esta prática? A Igreja de Cristo?

Gostaria de propor que pensássemos mais um pouco. Como será que uma mulher se sente ao levar o seu carro para um mecânico e se deparar com uma parede cheia de calendários de mulheres nuas? Você que é mulher consegue se sentir bem neste ambiente? Valorizada? Mas sabe como posso confortá-la? Afirmando que certamente este não é um ambiente cristão. Não são os homens que conhecem realmente a Deus e a sua Palavra que fazem esta tipificação degradante da mulher.

Como você se sente mulher, ao ligar a televisão e se deparar com outras mulheres sendo usadas pelo marketing para vender cigarros e cervejas? Um corpo estrutural sendo utilizado apenas para levar alguns homens a se drogarem e se viciarem cada vez mais. Como é degradante o programa de televisão conhecido como Pânico. Não entendo como as mulheres podem se prestar a um papel tão baixo e vil. Onde estão as feministas que não se levantam contra tais agressões visuais a imagem da mulher? Por que apenas a Bíblia é sempre o alvo dos ataques? Infelizmente, mais uma vez dá para notar que o problema é com Deus e não uma luta honesta pela valorização das mulheres.

John Piper afirma que há alguns anos atrás apareceu na mídia uma mulher sem cabeça, deitada e seminua em um monte de dinheiro. Por que será que ela apareceu sem cabeça? O fato dela ser apresentada sem cabeça é típico da despersonalização sexual das mulheres e do abuso delas como meros corpinhos a serem explorados para satisfação animalesca dos homens. A ideia transmitida pelo anúncio é também de que a mulher está à venda, ela é um patrimônio, um bem e não uma pessoa com inteligência, dignidade e moral. Seu corpo é anunciado como um sorvete na época do calor. Sabe como posso confortar você que é mulher? Garantindo que este anunciante não é um cristão, pois ele ainda não compreendeu o valor que Deus dar as mulheres.

Será que você mulher se sente bem em ser representada no exterior por mulheres que perdem seus nomes, e são conhecidas por frutas, como por exemplo: mulher melancia, mulher melão dentre outras da feira. Já pararam para pensar que vocês mulheres estão sendo reduzidas pela sociedade a simples alimentos palatáveis para dar água na boca de homens que possui desequilíbrio moral? O que é isto, se não machismo em seu grau mais elevado? Onde está a dignidade e o valor que a sociedade dá para a mulher? Onde estão as reivindicações e manifestos feministas contra esta pouca vergonha? Alguém pode me responder por que é a Bíblia que continua sendo classificada como machista? Infelizmente, mais uma vez dá para notar que o problema é com Deus. Pois posso confortá-las que este tipo de nomenclatura e banalização não está sendo feita pelos homens cristãos.

Não adianta simplesmente a sociedade abrir o mercado de trabalho para a ala feminina, precisa aprender a respeitá-las de fato. E isto só é possível dentro da perspectiva cristã. Infelizmente as pessoas não enxergam, mas existe muito mais preconceito e machismo fora do meio cristão do que dentro dele. E ao se tratar de ortodoxia, não temos nem resquício de machismo, pelo contrário, a mulher é valorizada e apreciada.

Quer saber o que nós crentes pensamos acerca da mulher? vou dizer. Nós afirmamos em alto e bom som, ou em letras em caixa alta, que MULHER NÃO É OBJETO, BRINQUEDINHO, MULHER NÃO É FRUTA, MULHER NÃO É ANIMAL COMO TIPIFICADA PELAS COELHINHAS DA PLAYBOY.  MULHER É UM SER BELO, CRIADO PELOS DEDOS HABILIDOSOS DO ETERNO ARTESÃO. TODA MULHER É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, OU SEJA, TEM VALOR PORQUE DEUS AS VALORIZA. E SENDO ASSIM, PRECISA SER TRATADA COM TODA HONRA, RESPEITO E DIGNIDADE.

Até quando as mulheres irão continuar sendo sacos de pancadas de trogloditas? Homens cheios de músculos, mas que não exercitam o cérebro? Até quando as mulheres continuarão sendo tratadas como empregadas domésticas por seus maridos alcoolizados e ignorantes? Até quando a esposa será submetida a saciar um homem na cama, como se fosse uma mera prostituta? Até quando a capacitação intelectual da mulher será restrita a arrumar uma casa como uma faxineira e cuidar de crianças como uma babá? Esta é a dignidade que o mundo ateísta propõe? Muito obrigado, desculpe recusar a oferta, mas prefiro ser cristão. Até quanto às mulheres serão humilhadas em seus empregos, tendo que aguentar assédios de patrões tarados para poder ter uma profissão e dinheiro no final do mês?

Quero encerrar este texto com duas declarações. Primeiro para a mulher - Conheça o valor que a Bíblia dá para você, e certamente você jamais afirmará que o Cristianismo é machista. Se a nossa sociedade fosse cristã de fato e de verdade, veja bem, de fato e de verdade, certamente você mulher estaria numa posição muito mais elevada do que jamais sonhou. Você certamente seria respeitada e dignificada. Seria tratada sempre com muita delicadeza, como um vaso valioso que precisa ser manejado com muita ternura. Mulheres lutem para que seus corpos não sejam patrimônio público, mas patrimônio de Deus. Conheça a Bíblia de maneira mais profunda e certamente ficará maravilhada ao contrastá-la com esta banalização que o mundo faz de vocês.

Deixe-me também declarar que não tenho coragem de dizer que nunca houveram abusos da parte dos homens cristãos em relação às mulheres.  Queria poder afirmar este ponto, mas não posso, preciso ser honesto. Infelizmente houveram e infelizmente ainda haverá. E isto é motivo de muita vergonha e tristeza para mim. Sim, houveram, e houveram muitos. Mas o fato é que tais erros foram cometidos justamente por aqueles que se distanciaram dos ensinamentos bíblicos corretos. Estes erros foram cometidos em nome da religião, não em nome de Deus.

Para os homens Piper afirma: Se vocês não se importam com nossa vizinhança e com as questões maiores de nossa sociedade, tais como: justiça social, decência pessoal, estabilidade da família e integridade social, então pense pelo menos, em vossas filhas. Quereis que as vossas filhas sejam consideradas deste jeito? Se não, porque continuam nutrindo e promovendo este tipo de mentalidade suja? Se sua carteira tem calendários de mulheres peladas, se seu computador tem uma pasta cheia de imagens pornográficas de mulheres, se o seu celular é repleto de fotos e vídeos de mulheres nuas, dê um basta nisto hoje mesmo. Você gostaria que algum homem tivesse sua filha sendo exposta desta maneira? Saiba que mulher não é objeto sexual, mulher é uma grande benção dada por Deus para auxiliar o marido na tarefa tão árdua e difícil de formar uma família estável e feliz. 

Que Deus nos ajude a mudar esta sociedade através da Bíblia. Que Deus os abençoe.


Fonte: Marconi Duarte