Seja você mesmo e pare de se comparar

Publicado em 02/03/2015 às 10:19 Por Pr. Antônio Júnior Visto por 1077

Durante muitos anos da minha vida eu tentei ser como as outras pessoas. Tentei orar como elas, agir como elas e até pensar como elas. Depois de muitas lutas e insatisfação, finalmente entendi que Deus nunca iria me ajudar a ser alguém, a não ser eu mesmo. Aprendi que existe uma razão por Ele ter me feito desse jeito e que é muito complicado tentar ser alguém - É muito mais fácil ser nós mesmo, e Deus nos ensina como fazer isso, pois essa é a vontade Dele.

A maior liberdade que você pode ter é ser você mesmo. Jesus veio para libertar as pessoas em muitos aspectos da vida, e fazer com que sejamos nós mesmos, é um deles. Você não precisa competir para ser melhor que ninguém. A Bíblia diz em 2 Coríntios 10:12 que quem faz isso, age sem entendimento. Por isso, tudo o que Deus espera é que tentemos ser o melhor que consigamos. Eu sempre penso assim: \"Deus quer que eu seja uma pessoa melhor, um cristão melhor, um filho melhor, um marido melhor, um pai melhor etc.\" Então, desde que eu entendi isso, tenho crescido muito e sofrido menos.

Podemos olhar para as pessoas como exemplos que nos ajudarão a melhorar em certas áreas do nosso comportamento, mas nunca devemos deixar que ninguém, a não ser Jesus, seja o nosso modelo. O apóstolo Paulo pediu para as pessoas o imitarem, assim como ele imitava a Cristo (1 Co 11:1). Ou seja, ele disse que era um exemplo para elas, mas nunca disse para elas serem exatamente iguais a ele. Deus dá dons e talentos para cada um, e você deve usar aquilo que Deus colocou em suas mãos, ao invés de ficar desejando os dons que os outros têm.

Seja você mesmo e faça seu melhor para Deus. Se as pessoas o rejeitarem, estarão rejeitando o que Deus criou, e não o que você criou. É lógico que nós precisamos mudar em muitas áreas, mas só Deus pode fazer a verdadeira mudança, e isso Ele faz do jeito Dele e no tempo Dele. Às vezes ficamos tão mal por não gostarmos de quem somos, e com isso criamos uma imagem falsa para mostrarmos ao mundo. Geralmente isso acontece quando temos problemas nos relacionamentos. Mas quando começamos a experimentar a liberdade de sermos simplesmente quem Deus quer que sejamos, a unção de Deus vem e as pessoas percebem a diferença em nossas vidas. Aprendi a parar de tentar fazer as pessoas gostarem de mim e comecei a confiar que Deus é quem me daria relacionamentos abençoados. Se você decidir aceitar e gostar de si mesmo como Deus o fez, você irá encontrar mais aceitação e menos rejeição das pessoas.

“Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém.” (Gálatas 6:4)


Fonte: Marconi Duarte