Um alvo valioso para este ano

Publicado em 06/02/2017 às 11:03 Por Pr. Almir Marcolino Visto por 480

Início nos dá a possibilidade de marcarmos alguns alvos. Há um que pode transformar toda vida: ler a Bíblia todos os dias. A Bíblia tem o poder de criar a fé verdadeira nos corações dos homens. Veja alguns exemplos.

Os conquistadores de Corregidor, durante a 2a Guerra Mundial, permitiram que cada prisioneiro conduzisse consigo apenas um cobertor para o campo de concentração. Ao invés do cobertor, um soldado levou a sua Bíblia embrulhada em um pedaço de lona. Ele a manteve firmemente, mesmo durante a marcha que ceifou muitas vidas. No campo de concentração foi permitido que uma rústica capela fosse construída para os prisioneiros. Domingo após domingo um capelão enfermo lia a Bíblia que o soldado levara. Em decorrência deste trabalho cerca de mil e quinhentos soldados prisioneiros testemunharam sua fé em Cristo.

A Bíblia nos dá o conhecimento que supera todos os outros e não é superado por nenhum. Um senhor de 70 anos viajava de trem lendo a Bíblia, e ao seu lado ia um jovem universitário, que lia um livro de ciências. Sem muita cerimônia o jovem perguntou “ O senhor ainda credita neste livro de fábulas e crendices?”. O senhor respondeu “Sim, mas não é um livro de crendices, mas é a Palavra de Deus.” O jovem replicou “O senhor está errado. Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa há mais de cem anos mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.” O senhor então pergunta: “É mesmo? E o que os cientistas dizem sobre a Bíblia?” O universitário respondeu: “Bem, eu vou descer na próxima estação, mas me deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio”. O senhor tirou do bolso interno do paletó um cartão e passou para o jovem. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo. O cartão dizia: Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris.         

A leitura da Bíblia traz vários benefícios, podemos notar três que aparecem em alguns versículos do Salmo 119:       
Estabilidade (verso 98), mesmo nas lutas da vida podemos ficar firmes, equilibrados pela Palavra de Deus; 
Conhecimento (verso 99), podemos enfrentar os que zombam da Bíblia com a Verdade de Deus;
Maturidade (verso 100), quando obedecemos a Bíblia avançamos para nos tornarmos pessoas maduras. Note também as condições que são colocadas: permanecer nestes mandamentos, meditar e guardar. 

A Bíblia sempre renova nosso ânimo. Certo procurador e sua esposa, no dia do seu casamento, decidiram ler a Bíblia inteira uma vez por ano. Ele se tornou Chanceler da Inglaterra. Pouco antes de morrer escreveu: “Hoje eu e minha esposa acabamos de ler a Bíblia pela quadragésima vez, e achamos esta leitura mais doce e preciosa do que das vezes anteriores.”         

Veja ainda o que outros autores disseram sobre a Bíblia: 

Satanás não tem medo de Bíblias empoeiradas” (Geikie e Cowper);
O crente negligente na leitura da Bíblia também o será na vida cristã” (Max Reich);
É uma espécie de impiedade não ler aquilo que por nós e para nós escreveu a mão do próprio Deus” (Agostinho);
Provar da Palavra de Deus apenas ocasionalmente nunca lhe fará sentir o seu verdadeiro sabor”(J.I.Packer). 

Alguns conselhos


1) Assuma o compromisso de ler a Bíblia;

2) Tenha um plano para ler de forma ordenada, de modo que possa le-la completamente num determinado período de tempo. Seguir um plano de leitura anual ajuda muito.
3) Tenha um lugar e um horário, isso ajuda a firmar o hábito.
4) Use um lápis ou caneta para escrever o que lhe impactou mais na leitura daquele dia.
5) Uma boa maneira de manter a concentração e orar por aquilo que está lendo. Por exemplo: se você estiver lendo o salmo 1, depois de ler o versículo primeiro você pode orar assim "Senhor, ajuda-me a ser uma pessoa bem-aventurada, livra-me de andar no conselho dos ímpios, de me deter no caminho dos pecadores e de me assentar na roda dos escarnecedores".

Fonte: Marconi Duarte