Você sabe o que significa INIQUIDADE?

Publicado em 16/02/2015 às 13:32 Por Pr. Antônio Júnior Visto por 1038

A Bíblia usa muitas vezes a palavra Iniquidade, porém muitas vezes não entendemos o seu significado. Mas afinal, o que significa iniquidade?

Iniquidade é quando acostumamos com o pecado e não temos mais vergonha de cometê-los. É quando o pecado se torna algo totalmente natural em nossas vidas e achamos que não há nenhum mal em praticá-los. A Bíblia diz que quando a iniquidade chega ao coração do homem, ele fica tão endurecido que já não sabe se certa atitude é pecado ou não; então é tempo de Deus julgá-lo. Muitos gostam de falar somente da bondade de Deus e Sua misericórdia, mas não podemos esquecer que Deus também é justo e 100% santo, e por isso Ele não pode aceitar o pecado.

A maior prova de Sua justiça é que Ele não poupou o sofrimento de seu próprio Filho Jesus na cruz, pois a Bíblia diz que o pagamento pelos nossos pecados deveria ser a morte e que, sem derramamento de sangue, não poderia haver perdão para os seres humanos. Mas ao mesmo tempo vemos o quanto Deus foi misericordioso conosco, pois nós é que deveríamos ter sido mortos naquela cruz! Jesus não praticou nenhum pecado, mas ele sofreu tudo em nosso lugar. Veja:

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades... (Isaías 53:4,5)

Mas e quando as pessoas rejeitam este único presente para a nossa salvação? Deus intervém e julga nossas vidas e julga a nossa nação, assim como Ele já fez no tempo de Noé com o dilúvio, e com a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Será que Ele também não está agindo assim em nossos dias?

Hoje vivemos em uma época onde tudo é permitido. O pecado é praticado na maior naturalidade, e muitas vezes aprovados por nossos governantes. Esses pecados se tornaram iniquidades e já não existe nenhum arrependimento em relação a eles. Então eu me pergunto: \"Será que o mundo está evoluindo ou caminhando para uma destruição sem limites? Será que os ensinamentos que nossos pais, avós, líderes espirituais nos passaram, estavam errados? Será que os mandamentos de Deus já perderam o seu valor? Será que não precisaremos prestar contas a Deus por nossos atos?\" Ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos vários textos esclarecedores em relação a isso:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.” (1 João 5:19)

“O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.” (Apocalipse 21:7,8)

Quero rever com você cada item citado no versículo acima:

. Covardes (tímidos) - São aqueles que não querem ter um compromisso com Deus, vivem adiando ou se escondendo atrás de desculpas ou situações.
. Incrédulos - São os que se intitulam ateus, ou que não acreditam na Palavra de Deus.
. Depravados - São os que convertem a graça em Deus em benefício próprio e negam a Deus.
. Assassinos (homicidas) - Aqueles que tiram a vida dos outros.
. Imorais (fornicadores) - Todos que praticam atos imorais na área sexual, que são: 
. Adultério - O que é casado, mas mantém relacionamentos fora do casamento. 
. Prostituição - Aquele que não é casado e mantém relações sexuais. 
. Homossexualismo - Aquele que mantém relacionamento sexual com pessoas do mesmo sexo. 
. Feiticeiros - Todos que oferecem cultos ou oferendas a outros deuses.
. Idolatra - Aqueles que acreditam ou adoram uma imagem e fazem pedidos a ela, considerando-a capaz de lhe dar respostas, ocupando o lugar que só Deus pode ocupar. 
. Mentiroso - Todo aquele que abre mão da verdade, que suas palavras não são fiéis e verdadeiras. 

Vimos acima que muitos desses itens já até são aprovados como lei, dando o direito das pessoas praticarem sem que haja discriminação ou punição. A grande verdade é que quando uma nação toma essa atitude de legalizar o pecado e seu povo passa a cometê-los naturalmente, então a iniquidade se torna parte de suas vidas. Então é o momento em que Deus entra e julga este povo e quando isso acontece, todos nós sofremos os danos causados. Por isso reflita sobre a sua vida: Você já aceitou a Cristo como seu único Senhor e Salvador? Você tem andado em obediência à Palavra de Deus ou você tem vivido da forma que acha melhor? Saiba que se você não se arrepender de sua iniquidade, Deus irá julgá-lo não somente aqui na Terra, mas no Julgamento final. 

Por isso creia em Jesus, peça perdão e não tente fugir dessa verdade. Ele te ama e quer transformar sua vida, para que você tenha prazer em viver em santidade e obediência a Ele. Quando você está com Cristo, o pecado deixa de governar a sua vida e você não consegue viver na prática do pecado, pois o Espírito Santo é quem o convence do pecado.

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:9)


Fonte: Marconi Duarte