A Salvação, antes da Cruz

Publicado em 18/07/2014 às 22:22 Por Pr. Francisco Filho Visto por 1119

Antes da cruz a salvação era por meio da expiação.
No dicionário hoje “expiação” significa “castigo, penitência, cumprimento de pena”.

Mas na Bíblia a palavra significa “cobrir”. No Velho Testamento as ofertas levíticas “cobriram” os pecados. Os pecados seriam cobertos até Jesus poder morrer para perdoar e tirar aqueles pecados.

Hb. 10:4,11. Não há dúvida: os sacrifícios do Antigo Testamento não removeram pecados. Ao oferecer um sacrifício naquela época, o pecador estava mostrando a sua fé na Palavra de Deus.

Os crentes da época acreditavam que algum dia Deus ia mandar o Messias. E os pecados deles eram perdoados e “cobertos” até Jesus Cristo, o Messias, morrer e, então, aqueles pecados foram tirados.

Veja a próxima passagem.

Hb. 9:11-15. Veja a diferença entre os sacrifícios dos animais no Antigo Testamento e o sacrifício de Jesus em nosso favor. Os sacrifícios dos animais trouxeram “à purificação da carne” (v.13); foi, podemos dizer, um perdão cerimonial.

Mas veja o que o sangue de Cristo nos traz a purificação da “nossa consciência de obras mortas” (v.14); é um perdão e uma salvação tão perfeitos que deixam até a consciência limpa! Os sacrifícios do V. T. não podiam limpar a consciência; veja Hb. 9:9.

Rm. 3:25. Note as palavras “por ter Deus… deixado impunes os pecados anteriormente cometidos…” Os pecados anteriormente cometidos são os pecados cometidos antes da época da graça, antes da época da igreja, antes da morte de Cristo.

Mas por que Deus deixou aqueles pecados impunes? A resposta se encontra nos versos que a gente já leu acima, Hebreus 10:4,11. Deus não podia punir aqueles pecados simplesmente porque era impossível o perdão de pecados baseado no sangue de animais!

Em Atos 17:30 Paulo, falando das épocas antes da cruz, disse: “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância…” Por que Deus “deixou passar” ou “tolerou” os pecados daquela época? Porque Ele ia perdoar aqueles pecados mais tarde por meio da morte de Cristo.

As ofertas levíticas, os sacrifícios oferecidos no Antigo Testamento, foram oferecidos antecipando o Sacrifício de Jesus na cruz. Deus havia prometido um Cordeiro (Gn. 3:15; 22:8) e havia perdoado pecados na base daquela promessa.